Resenha : "o monge e o executivo"
HUNTER, James C. O Monge o e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança; tradução de Maria da Conceição Fornos de Magalhães - 18º edição – Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
James C. Hunter, é americano, consultor-chefe da J. D. Associados, uma empresa de consultoria de relações de trabalho e treinamento. Com mais de 20 anos de experiência, Hunter é muito solicitado como instrutor e palestrante, principalmente nas áreas de liderança funcional e organização de grupos comunitários. Não se conseguiu informações sobre sua formação acadêmica. Atualmente, ele mora em Michigan com a esposa e a filha. Além do livro “O Monge e o Executivo”, o qual foi seu sucesso editorial, com mais de dois milhões de livros vendidos pelo mundo. Tendo 139 páginas, organizado em sete capítulos. Também publicou “Como se Tornar Um Líder Servidor” e “La Clave de Paradoja”.
A obra inicia com uma narrativa relatando a história de John Daily, um empresário que mesmo com grande perfil profissional estava passando por enormes dificuldades, tanto em suas atividades profissionais como no ambiente familiar. Ele é casado com Rachel e pai de dois filhos, e também é treinador voluntário de um time de beisebol.
A fim de solucionar seus problemas, John resolve seguir a indicação de sua esposa e do pastor da igreja local indo participar de um retiro cristão num pequeno mosteiro que abrigava frades. Entretanto o que o motivou a ir foi à presença de um ex-executivo bem sucedido em sua carreira profissional e bem influente, Leonard Hoffman, um dos frades do mosteiro, sendo nomeado pelo reitor como Simeão. Ele daria orientações para John e aos outros líderes presente. O nome recebido por Hoffman provocou uma grande surpresa e interesse em John, já que foi o mesmo nome que o perseguia em toda leitura bíblica designada a ele.
O objetivo da referida obra é passar os ensinamentos de estratégicas sobre liderança, o perfil adequado que um líder dever seguir em sua empresa, assim como