Crise de 29 (grande depressão) vs. crise de 2008( grande recessão)
Essas dificuldades econômicas se deram por fatores tais como o aumento da produção e a falta de consumo, uma vez que os salários não aumentaram, e pelo desemprego gerado pela mecanização. Assim como, a grande diminuição da exportação destinada aos países europeus, que já haviam se recuperado da primeira guerra mundial. Vê-se que a crise foi gerada pelo crescimento acelerado, e se consagrou como a maior crise capitalista história.
Anos depois, agora já nó século XXI presenciamos uma nova crise econômica, que teve inicio no Estados Unidos e teve repercussão e reprodução em escala mundial. Essa crise, lá fora conhecida como grande recessão, pode ser explicada a partir dos enormes gastos dos EUA com guerras, como a do Afeganistão e do Iraque, assim como pelo desequilíbrio econômico, já que a balança comercial estava desfavorável , ele estava importando mais do que exportando. Essa crise em contraposição com a de 29, foi causada pelo falta de crescimento econômico, o que fez o país procurar ajuda financeira pra levantar a economia. E com o dinheiro injetado na economia, os bancos passaram a oferecer mais crédito. Com a oferta de crédito, o consumo aumentou, principalmente no setor imobiliário, fazendo com que os imóveis aumentassem de valor, criando uma bolha imobiliária. Com o aumento dos juros, a procura e com isso o preço dos imóveis caíram, derrubando os preços dos imóveis. Com isso se deu a inadimplência e os bancos começaram a ficar sem capital.
Essa crise é comparada a crise de 29 por conta da sua intensidade, com a crise na economia mais forte do mundo a economia mundial se abala. Sendo que uma teve início por conta do desenvolvimento acelerado e a outra por conta da falta de crescimento porém com conseqüências parecidas , queda da bolsa de valores, aumento do