Resenha o monge e o executivo
Curso Administração de Empresas, UFPI-Noturno
Resenha Crítica
MOREIRA, Dirceu. A Potencialização do Capital Humano. São Paulo: Makron Books, 1999.
CREDÊNCIAIS DO AUTOR
Dirceu Moreira é psicólogo, pedagogo, consultor de Recursos Humanos, conferencista, facilitador de cursos, workshops e seminários. Pratictioner em PNL e formação em Análise Transacional. Membro da Academia de Letras e Ciências de São Lourenço-MG (Aleci), AILA/SP e AICLAF/RJ.
O livro “A potencialização do capital humano” é um relato de Dirceu Moreira de como ocorre a valorização do capital humano e seu desenvolvimento dentro das organizações, em uma época em que a globalização se tornou tão comum quanto a profissionalização da gestão do fator humano, sejam elas em pequenas, médias ou grandes, todas estão sujeitas às novas formas de abordagens enquanto organizações.
Ao desenvolvermos a leitura e a compreensão do texto, percebemos a vasta experiência do Autor no tocante a percepção das qualidades e dificuldades que as pessoas têm enquanto elas estão no ambiente profissional, sendo algumas mais lentas que as outras quando no desenvolvimento de novas qualidades que o tornem mais capacitado e preparado para mergulhar em novos desafios e que com isso faça agregar em sua trajetória pela organização na qual ele faça parte.
Potencialização é colocar ação, energia, motivação a fim de ativar seu estágio de PA ou PG dando às organizações um movimento diferenciado. As organizações nada mais são do que o somatório da potencialização do seu Capital Humano dai a importância de valorizarmos as pessoas, pois somente com essas atitudes a empresa almejara um futuro de sucesso à medida que ela continuará com os pés no chão.
A sensação que temos ao final da leitura é que temos que nos atentar sempre ao nosso desempenho quer sejamos como lideres ou subordinados, pois sempre podemos melhora-lo, e trazer mais benefícios às pessoas e organizações que de forma direta, ou indireta dependam