resenha o monge e o executivo
O monge e o executivo
O livro fala sobre a importância da liderança e do bom relacionamento em diversos ambientes, não só no trabalho como em casa, igreja e todos os lugares em que exercemos algum tipo de liderança.
O livro conta a historia de John Daily,casado com dois filhos, gerente-geral de uma grande indústria de vidros, que se sentia bem sucedido e acreditava que os problemas com os funcionários da empresa, e até mesmo na sua família não estavam relacionados com a sua postura como lider.
O pastor de sua igreja o incentivou a participar de um retiro num mosteiro. Um dos frades era Leornad Hoffman (Simeão), um ex-executivo de uma das maiores empresas dos Estados Unidos que abandonou tudo em busca de um novo sentido para a sua vida.
No retiro as pessoas discutiam sobre liderança, Simeão defendeu que a base da liderança não é o poder, mas sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício. John aprendeu a como ser um líder de sucesso sendo servidor e respeitoso com as pessoas, esse retiro mudou a sua vida em todos os sentidos.
Definições
São destacadas as características de um bom líder: Serviçal e olhar acolhedor; Não pode ser arrogante e não ter respeito pelos outros; Deixar o orgulho de lado e pedir ajuda quando necessário; A união ajuda a resolver os problemas e trazer a sabedoria; Ouvir o que as pessoas dizem é um sinal de atenção e respeito, se não ouvir não da para saber o que o outro tem a acrescentar, “Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver”; É importante também opinar; Ter um propósito; E ter a liberdade para escolher assumir o compromisso e as responsabilidades; Honestidade, confiabilidade; Bom exemplo; Cuidado; Compromisso; Bom ouvinte; Conquistar a confiança das pessoas e trata-las com respeito; Encorajar as pessoas e agir com atitudes positivas e entusiásticas;
Todas as qualidades são comportamentos a serem escolhidos e com esforço serem desenvolvidos.
Diferença