Educação Físia no Ensino Médio
O Ensino Médio encerra a educação básica e tem por finalidade consolidar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental por meio da construção de competências básicas que situem o aluno como produtor de conhecimento e cidadão participante.
Existe a necessidade de integrar a aula de Educação Física às demais disciplinas, buscando alcançar os objetivos com base nos conhecimentos que lhe são próprios. Por isso, o trabalho interdisciplinar é muito bem aceito nesse nível.
As competências e habilidade que os alunos possuem possibilitam conhecimento, informações e aprendizagens individuais que fundamentam o aluno para o autogerenciamento das atividades corporais, capacitando-o para uma análise crítica dos programas de atividade física e para o estabelecimento de critérios para julgamento, escolha e realização de atividades corporais saudáveis.
A Aula de Educação Física no Ensino Médio
O que se espera da escola em relação as aulas de Educação Física é que se oportunize uma atividade pessoal, em contrapartida ao trabalho com relaxamento, fazendo com que conheça seu próprio corpo e desenvolva a capacidade de controlar o mesmo e que permitam aos alunos convivência, relacionamento em grupo e aprendizagem globalizada. Seria importante desenvolver um trabalho amplo em atividades além dos esportes tradicionais que hoje são ofertados, com opções de práticas corporais adequadas para alunos do Ensino Médio como a dança, jogos, ginástica, lutas corporais e esportes coletivos. A Educação Física também deve ser olhada como uma disciplina que promova saúde e bem-estar, com reflexos voltada a importância de ter um estilo de vida ativo, haja vista que esses jovens em breve estarão em sua maioria assumindo posições na vida adulta e precisam levar consigo a consciência e importância de ter um estilo de vida ativo. Portanto a Educação Física no Ensino Médio deve ter objetivos de ensinar os conceitos básicos de atividade física, aptidão física e saúde proporcionando