Freud
SANTOS
2014
TÍTULO DO TRABALHO
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia da faculdade Esamc Santos como parte dos requisitos para avaliação semestral.
SANTOS
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .................................................................................................4
A TEORIA PSICO-SEXUAL SEGUNDO FREUD ............................................5
UM TÍTULO PARA ESSE CAPÍTULO .............................................................8
EGO COMO AGENTE DOS MECANISMOS DE DEFESA ............................11
CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...............................................................15
INTRODUÇÃO
Muito se fala sobre Freud e suas teorias até hoje. Alguns contra, outros à favor. Independente da defesa, é importante ressaltar sua importância na Psicologia quanto ao descobrimento da psicanálise e desenvolvimento de teorias sobre as estruturas mentais e desenvolvimento humano. (NÃO SEI SE ABRO UM CAPITULO DE “UM POUCO SOBRE FREUD” OU SE DEIXO ISSO AQUI) (ESSA PRIMEIRA PARTE DA INTRODUÇÃO NÃO TÁ MUITO POBRE?)
Segundo o livro “O livro da psicologia”, Sigmund Freud nasceu em Freiberg, na Moravia, atual Republica Tcheca. Concluiu o curso de medicina em 1886 e abriu um consultório especializado em neurologia. Foi responsável pelo desenvolvimento do método “cura pela fala”, tornando-se mais tarde uma abordagem psicológica inovadora: a psicanálise.
Inicialmente, usou o hipnotismo para fazer seus pacientes reproduzirem situações traumáticas responsáveis por sentimentos atuais, mas descobriu que a recordação por meio da sugestão era um método mais eficaz para eliminar, alterar ou diminuir os sintomas. Então desenvolveu a técnica de trabalho do analista com o divã, na qual o analista ouve o paciente e interpreta-o através de sua fala, atitudes,