Resenha o monge e o executivo
HUNTER, James C. O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Editora Sextante, Rio de Janeiro, 2004.
II. Apresentando o autor
James C. Hunter é palestrante, professor e escritor, com aproximadamente 2 milhões de livros vendidos no mundo. Tem mais de 20 anos de experiência na área de RH e treinamento. Ele é o consultor chefe da J. D. Associados. O seu best-seller é o “O Monge e o Executivo: uma história sobre a essência da liderança”, livro na lista dos mais vendidos da revista Veja há quase 2 anos. Também á autor do livro “Como se Tornar um Líder Servidor: os princípos de liderança de O Monge e O Executivo”.
III. Apresentando a obra
Hunter conta uma história, em primeira pessoa, sobre um executivo. Um homem, casado, pai de dois filhos e que passava por muitas dificuldades de relacionamento tanto no trabalho como na família. Com o passar do tempo, John Daily, formado em Administração pela Universidade Valparaíso, personagem principal do livro, passa a sofrer em decorrência dos seus insucessos. A sua mulher Rachel, formada em Psicologia, o recomenda a procurar o pastor da igreja. O religioso o aconselha a passar uma semana em um retiro num mosteiro, perto do lago Michigan. A princípio houve resistência por parte de John, quebrada quando avisado pelo religioso que um dos quarentas frades que lá habitavam, um se chamava Leonard Horffman.
Horffman, no trabalho, foi tido por muitos como uma lenda na arte de administrar empresas Horffman, no trabalho, foi tido por muitos como uma lenda na arte de administrar empresas, porém desaparecera sem deixar pistas.
IV. Descrevendo a estrutura
“O Monge e o Executivo” Uma História Sobre a Essência da Liderança foi editado inicialmente no ano de 1998, em inglês, com o titulo: “The Servant”. Já no Brasil teve como tradutora a Editora Sextante, no ano de 2004, aos cuidados de “Maria da Conceição Fornos de Magalhães”. O livro é composto por 137 páginas,