Resenha o monge e o executivo
Uma História Sobre a Essência da Liderança
De James C. Hunter; Editora Sextante, 2004
O livro se inicia relatando a história de John Daily. Casado, técnico voluntário de um time de beisebol, pai, executivo de uma empresa renomada. John passa por enormes dificuldades, tanto em sua vida familiar como em suas atividades profissionais. Com indicação de sua esposa e do pastor de sua igreja acaba indo passar alguns dias em um mosteiro cristão para tentar refletir e colocar ordem nas coisas.
No capítulo um, intitulado As Definições, o autor define poder, liderança e autoridade. O grupo que está trabalhando com Simeão - Leonard Hoffman, deve construir, a partir do diálogo, suas próprias apreensões sobre os temas. Ouvir, estar atento ao que se passa é um dos aspectos principais do líder, além dos aspectos morais e éticos. O líder exerce influencia sobre os demais, para trabalharem visando um bem comum. No exercício da liderança é preciso tomar decisões pessoais e aplicar princípios, pois existe uma diferença entre liderança e gerência: Gerenciam-se coisas e lideram-se pessoas. Liderança não pode ser confundida com poder; ao passo que poder “é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer”, e liderança, em palavras simples, “é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter”. O líder se utiliza da autoridade para que as pessoas, independente de estarem ou não sobre sua subordinação, dêem o melhor de si no que estão fazendo.
No capítulo dois, O velho paradigma, a discussão passa, inicialmente, sobre a importância de sermos bons ouvintes, mostrando-nos que interromper as pessoas no meio de uma frase é enviar algumas mensagens negativas, isso demonstra que estamos com a cabeça ocupada com a resposta, mesmo sem prestar muita atenção no que o outro