Resenha: O Lenhador
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
TAMYRES AMORIM DE SOUZA
Filme: O Lenhador
Trabalho ministrado pelo professor Wandercairo a respeito da media da av2, da disciplina de Direito, da turma 7ssn-a.
Boa Vista – RR
2014.2
Filme: O Lenhador
O filme começa mostrando a historia de Walter, um homem que ficou 12 anos preso devido ser pedofilo. Depois ele consegue a condicional e foi morar em um pequeno apartamento em frente a uma escola de crianças, onde todos os dias ele ficava olhando e observando as crianças sempre com sua tara e desejos em relação a elas.
Fora da prisão, ele tenta se consertar, mas os fantasmas do seu erro o perseguem e ao mesmo tempo que ele estava tentando vencer a sua “doença”, ele tentava lidar com a sociedade porque um homem que violenta crianças, a sociedade não perdoa. Mesmo com a reinserção do reeducando na sociedade, a população não aceita porque essa classe é vista como marginais.
Na busca de seu recomeço, ele começou a trabalhar numa madeireira, onde conheceu Vicki e começam a namorar e a mesma aceita seu passado e a situação em que se encontra hoje. Porém seus colegas de trabalho desconhecem sem passado, mas quando souberam ele começou a sentir o preconceito na pele.
Ninguém confiava nele e acreditavam que a qualquer momento ele fosse cometer algum abuso. Durante todo o filme é perceptível a constante luta de Walter para se tornar uma pessoa normal. Em busca de um recomeço, pois ele era considerado um monstro, ele viu que precisava estabelecer uma confiança acerca de suas potencialidades realizadas e inatas.
Nesse recomeço ele teve consulta e acompanhamentos com um psicólogo e um terapeuta, além de sua namorada que lhe dava a maior força, mas nem isso o ajudou, pois ainda sentia atrações sexuais por crianças. Nessa perspectiva a cena chave do filme é uma cena onde Walter percebe que tem um pedofilo rodando e abordando a escola e que também aborda as crianças, e como pedofilo