Resenha filme o lenhador
CENA 1
Walter, personagem principal do filme, está num parque e conversa com uma menina de aproximadamente 10, 12 anos. Atraindo-a num diálogo que a deixa à vontade com ele, Walter pede para que a criança sente-se em seu colo. A princípio ela nega, aceitando na sequência ao revelar que seu pai recorrentemente a pede a mesma coisa, situação a qual ela diz já não se importar.
ANÁLISE 1
Essa cena revela uma situação terrível, mas que acontece com certa frequência dentro dos lares familiares, onde crianças são violentadas e abusadas sexualmente por familiares, revelando a existência da Violência Intrafamiliar, cujo conceito foi descrito por Saffioti (1997). Este tipo de violência é praticado por um parente da vítima, ou seja, o agressor é alguém da família e o abuso se dá no âmbito doméstico. O mais chocante é que, na cena, a menina revela ser violentada, não utilizando desta palavra, pelo próprio pai. Infelizmente trata-se de uma realidade, pois na maioria das vezes é o genitor que abusa do poder parental sobre a criança e a “coisifica” como um objeto para lhe dar prazer, não enxergando o mal que está causando a sua própria filha ou filho.
CENA 2
Walter observa pela sua janela que um homem, adulto, se aproxima das crianças da escola vizinha e inicia com elas um contato amistoso, até o dia em que suas suspeitas se concretizam quando ele vê um dos meninos aceitar a “carona” do rapaz.
ANÁLISE 2
Walter, por ser pedófilo, tem a certeza do que esta acontecendo, e sofre com isso, principalmente pela sua incapacidade de evitar que mais uma criança sofra uma violência sexual. A cena não é escancarada, mas subliminarmente demonstra que o menino foi vítima de um abuso sexual, visto no seu comportamento de, ao descer do carro, sair correndo e com medo explícito, conduta típica de uma criança que sofreu abuso. Nesta cena não se trata de violência intrafamiliar, como a descrita na cena 1, mas de violência extra familiar a que crianças