obras de Lygia
Em Ciranda de Pedra vivencia-se a desestruturação de uma família burguesa e a dissolução dos costumes. Laura, mãe de Virgínia, a protagonista, comete adultério contra um marido que lhe dava pouca ou nenhuma atenção, abandona um casamento infeliz mas, ao ter a coragem de romper com a ordem estabelecida, acaba tendo de sofrer as conseqüências. Fica sem duas de suas filhas e ainda tem de arcar com o castigo divino, a loucura. “Nossa mãe está pagando por um erro terrível, será que você não percebe? Abandonou o marido, as filhas, abandonou tudo e foi viver com outro homem. Esqueceu-se dos seus deveres, enxovalhou a honra da família, caiu em pecado mortal!”
Romance de Lygia Fagundes Telles, publicado em 1964, a autora traz, em uma narração de 1ª pessoa, os medos, traumas, conflitos, anseios da personagem Raíza que, em um processo de amadurecimento conturbado, sofre com uma possível rejeição da mãe, em que ela desconfia que esta tem um amante, André, e passa a disputar o amor dele com a mãe.
A história se passa durante um verão quente e personagem vive em constante devaneio. Patrícia, mãe de Raíza, é uma escritora madura que desenvolve um afeto pelo jovem André, ex-seminarista, e passa a ser o alvo dos ciúmes da filha, já que ela se sente rejeitada e inferior. Desses desencontros entre mãe e filha, surge uma competição que Raíza acredita ser amor.
As personagens de Verão no Aquário possuem um alto grau de