planeamento, just-in-time
Num mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas desejam profissionais com qualificações que lhes possibilitem executar as tarefas para as quais foram contratados com eficiência, rapidez e qualidade. As empresas que procuram melhorar a sua competitividade, reduzindo o seu ciclo do pedido à entrega, consideram a administração da cadeia de abastecimento para ajudá-la a alcançar esta meta. Como a Supply Chain Management abrange todos os processos envolvidos na produção e entrega de um produto ao consumidor, oferece a oportunidade de identificar restrições que podem tornar algumas destas atividades lentas ao longo da cadeia. O dinamismo do mundo atual faz com que as pessoas tenham que se adaptar rapidamente às mudanças. Hoje em dia não basta ter um conhecimento superficial, mas, sim, um conhecimento mais abrangente que lhe permita analisar, planear, implementar e inovar processos.
Os motivos destas exigências excedem os limites da tomada de decisão da empresa, são fatores de contingência externa. A responsabilidade ambiental para as organizações é imposta por força da legislação.
O mercado hoje exige profissionais que estejam aliciados com o projeto da empresa e que sejam empreendedores na busca pela inovação de processos, criando soluções para os problemas da empresa. Além disso, o profissional necessita cada vez mais procurar novos conhecimentos. A primeira década do século XXI está marcada por um novo capitalismo, que se baseia nas capacidades potenciais e nas habilidades reais do indivíduo. Associado a isto, tem-se como um dos fatores fundamentais do profissional de logística a sua capacidade de reduzir custos, eliminar desperdícios ao longo de toda a cadeia de suprimentos, assim como promover melhorias contínuas e, desta forma, agregar valor à empresa. Os motivos destas novas exigências estão relacionados com as novas exigências competitivas, como redução de custos, melhor aproveitamento dos recursos