Dez motivos para estudar geologia na escola
Introdução: A Contribuição do conhecimento geológico para a educação é necessária, pois ela atua de forma direta e indiretamente nas questões ambientais, assunto que hoje vêm ganhando cada vez mais força, com problemas ambientais, como: Solo, relevo, extrativismo. A geociência vise atender ás demandas por soluções aos problemas ambientais voltados as áreas de risco, desertificação, mudanças globais. Esses aspectos relacionam-se á educação ambiental à medida que se faz necessária a compreensão do papel do homem perante as mudanças que estão ocorrendo hoje no planeta e a responsabilidade diante dessas transformações. Contudo, a compreensão geológica da natureza ainda é pouco divulgada e estudada na escola básica de ensino. A educação básica é bastante precária, e a disciplina de geologia como ensino básico é pouco ministrada, quando dada realmente é superficial, sem aulas de campo, sem contato físico com a natureza. Com isso, alunos saem da escola sem saber praticamente de nada sobre o ensino de geologia.
Motivos para o desenvolvimento de cultura geológica
Geociências no ensino Fundamental:
Infelizmente, o ensino das ciências no ensino fundamental é dificuldade devido à falta de integração intra e interdisciplinar. Essa integração depende de vários fatores, como: concepção dos professores, sendo que muito deles não tem a devido preparo para ensinar dadas disciplinas, outro fator é a características físicas onde há processos de aprendizagem, falta de estrutura de ensino, tornando a fragmentação dos conteúdos sem interligação definida, tornando as aulas muito teóricas, sem instrumentos didáticos, isso acaba desestimulando o aluno a tal conteúdo de geologia.
Geociências na formação Humanística:
A Geologia permite reflexões sobre o uso racional das aplicações tecnológicas e avanços da Ciência. As Geociências, no geral, e a Geologia, em particular, apesar de se