Interdisciplinaridade 1
1. Como não está disponível o arquivo do trabalho da Stella, separei a parte que, creio eu, mais pode ajudar a preparar o Seminário. Trata-se da revisão sobre interdisciplinaridade.
2. Parti de um texto quase pronto da dissertação. Não tenho o arquivo final do trabalho. Desta versão para a versão final não houve mudança de conteúdo na revisão de interdisciplinaridade.
3. Trecho extraído do trabalho:
RIBEIRO, Stella Regina. Interdisciplinaridade por meio da concepção de ciclo da água em uma bacia de drenagem de Campinas, SP. Campinas: 2007. Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências. Dissertação de Mestrado.
4. Eu já recebi o volume impresso do texto da Stella. Se alguém quiser ler com o material impresso, por favor me avise.
Pedro.
2.4.3 Revisão sobre Interdisciplinaridade
Mesmo havendo na literatura uma quantidade bastante vasta de trabalhos discutindo a abordagem interdisciplinar no ensino, não há consenso sobre o assunto, inclusive sobre a definição do significado do termo, que muitas vezes é utilizado com pressupostos diferentes por vários especialistas. A amplitude de significados que a palavra interdisciplinaridade vem assumindo nos remete, inevitavelmente, à idéia de sua importância, mas também à necessidade de refletir sobre o seu significado. POMBO (2003) chama atenção para alguns exemplos de palavras que, de modo semelhante, têm sido utilizadas com uma abrangência por vezes exaustiva:
“Em certa medida é isso o que está a acontecer com palavras como ‘integração’ (integração européia, integração dos saberes, estudos integrados, licenciaturas integradas, circuitos integrados) (...) ‘globalização’, ‘mundialização’(...) que têm a ver com alguma coisa que se dá a pensar na palavra interdisciplinaridade” (POMBO, 2003, p. 16)
Isso não significa dizer que não seja possível encontrar especialistas que discutam a questão com clareza e coesão na abordagem dos termos que utilizam. Ocorre que muitas vezes encontramos divergências