TCC
1. Coação (forçar)
2. Persuasão (argumentar)
3. Sugestão (propor saídas)
4. Emulação (servir de exemplo)
Poder – é a capacidade de exercer influência, mesmo que não a exerça.
Autoridade – é o poder legítimo em função do papel que exerce, de sua posição na estrutura organizacional.
Liderança – inclui induzir pessoas a fazerem o que devem (suas obrigações) com zelo e correção. É conduzir a percepção de objetivos delas em direção aos objetivos seus/da organização. É uma função de assistência e orientação às tomadas de decisão, ou seja, escolher ou ajudar a escolher soluções. É uma questão de continua tomada de decisão para o grupo caminhar em direção a meta coletiva, mesmo com as perturbações internas e externas que podem existir.
O líder conduz as decisões do grupo, assim, podemos dizer que a liderança decorre da distribuição de autoridade para decisões. Portanto, ela depende não só de características pessoais, mas também da situação. Em uma situação em que as pessoas têm pouco ou nenhum poder de decisão devido à burocracia muito rígidas, por exemplo, por mais que alguém possua qualidades para ser lider, os outros terão que seguir as regras e não esta pessoa.
É uma função das necessidades existentes, uma relação funcional em que um grupo percebe aquele que é o líder como detentor/controlador de meios para satisfação de suas necessidades. Segui-lo pode aumentar ou evitar a diminuição dela. Estes meios podem ser habilidades pessoais – como a de persuasão, influência política e etc -, conhecimento, pertences, posição, relacionamentos e etc.
Existem, então, dois pilares:
1. a capacidade presumida de motivar a fazer o que se deve ser feito;
2. ser percebido como instrumento da satisfação das necessidades do grupo.
O líder lida com aspectos relativos à:
1. Motivação;
2. Comunicação;
3.