Interdisciplinaridade
Amostra
do
levantamento
de
dados
do
estudo
sobre
interdisciplinaridade feito na biblioteca do campus de Rondonópolis, e de artigos complementares da internet
Desenvolvendo um estudo sobre a interdisciplinaridade no campus de
Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso especificamente na biblioteca do campus, no qual encontramos dez livros que estão diretamente ligados com o assunto. A partir dos textos lidos podemos então relatar a experiência do grupo para com a interdisciplinaridade.
Na década de 1970 Ivani C. Arantes Fazenda deu inicio as pesquisas sobre a interdisciplinaridade no Brasil, segundo ela o termo interdisciplinaridade surgiu na França em meados de 1960.
A interdisciplinaridade chegou ao Brasil provocando infinitas discussões e como conseqüência, inúmeros equívocos. A repercussão dos estudos sobre a interdisciplinaridade no país, teve como resultado inicialmente certas distorções, pois o uso da palavra acabou se transformando em “modismo”, por parte dos educadores da época.
A missão de definir interdisciplinaridade ainda não foi alcançada até porque pouco se sabe sobre ela, no sentido de defini-la, foi esta falta do conhecimento inicial sobre a interdisciplinaridade que teve como resultado o uso indevido da palavra sem se saber realmente a realidade sobre ela.
A alienação e o descompasso no trato das questões mais iniciais e primordiais de interdisciplinaridade provocam não apenas o desinteresse, por parte dos educadores da época, em compreender
a
grandiosidade
de
uma
proposta
interdisciplinar, como contribui para o empobrecimento do conhecimento escolar. (FAZENDA, 1994, p. 26)
No decorrer do tempo o conceito da palavra interdisciplinaridade foi se modificando através dos estudiosos que mostraram cada vez mais seu interesse pelo tema, assim este conceito veio se adaptando ao seu tempo e mostrando seu irrefutável valor em diversas áreas de estudos.
Santomé