Resenha - O Brasil de Lula
Resenha - O Brasil de Lula
O texto de Perry Anderson faz uma reflexão através de uma narrativa causal a respeito do governo Lula e de seus desdobramentos e implicações para história do Brasil. Para o autor Lula se consagrou como o político mais bem sucedido de seu tempo, e não bastando isso, o caracteriza como único governante que obteve grande aprovação popular em um longo mandato dentro de um regime democrático. Vai dizer ainda que tal popularidade é fruto não só das virtudes pessoais do ex-presidente Lula, como também se deriva da imagem concebida pela população, que vincula sua origem social e sua luta sindicalista a personificação de um legítimo representante do país.
Para autenticar sua impressão sobre essa popularidade, Perry Anderson cita os casos de corrupção que eclodiram durante o mandato do ex-presidente, os esquemas de propina expostos não eram uma novidade para história da administração pública do país, contudo, para o autor o grande diferencial desse governo, nesse sentido, foi o organizado engendramento apresentado. Com fins políticos os subornos foram arquitetados e ao virem à tona a crítica foi ferrenha, mesmo assim, Lula já contava com outros artifícios ligados ao desenvolvimento econômico do Brasil que o salvaguardaram. Além disso, Lula ao demandar maior atenção às camadas mais empobrecidas da população por meio dos programas de auxílio de renda vinculou a sua figura méritos desse avanço. Os demais acontecimentos decorridos nos mandatos de Lula foram a sagração de um legado que contou com iniciativas importantes e significativas para classes pobres segundo a visão do autor, e mesmo assim não representaram para a classe mais abastada nenhuma perda ou desvalorização.
Segundo Anderson foi sob a vigência de Lula que o Brasil despontou como potência global, não só pelas ações politicas econômicas e sociais promovidas, mas também pelo próprio contexto histórico mundial que está inserido. Reflexo dessa boa conotação Lulista, a