RESENHA
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTANCIA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
NOÉLIA MARIA JESUS DA SILVA MATRÍCULA-09.2.9083
RESENHA
Mata de São João
2013
NOÉLIA MARIA JESUS DA SILVA MATRÍCULA-09.2.9083
RESENHA
Profª Glaucia Jorge
Mata de São João
2013
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM DESAFIO CONSTANTE
O texto traz uma análise das políticas públicas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos-EJA, tendo como ponto de partida as reformas educacionais da década de 90. Relata as semelhanças e diferenças entre as políticas do governo Fernando Henrique Cardoso - FHC e as políticas do governo Luiz Inácio Lula da Silva.
As discussões de DI PIERRO, 2000; HADDAD 2000, 2003; KRAWCZYK, 2000, entre outros autores, permite que o leitor compreenda o desenvolvimento e mudanças da educação de Jovens e Adultos dentro do contexto das políticas públicas educacionais. Com base nos resultados da análise é possível afirmar que essa modalidade de ensino continua sendo marginalizada, pois não se é dada a devida atenção que garanta de fato e de direito uma educação de boa qualidade à população desfavorecida de bens culturais e intelectuais, indo de encontro ao que foi estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – 9394/96) reitera em seu art. 4º os direitos constitucionais da população jovem e adulta à educação: O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
Oferta de educação regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola.
Vale ressaltar que essa modalidade de ensino