Desenvolvimento e Mudança no Estado Brasileiro
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES
Diretoria de Educação a Distância – DED
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Programa Nacional de Formação em Administração Pública – PNAP
Especialização em Gestão Pública Municipal
RESENHA CRÍTICA:
DESENVOLVIMENTO E
MUDANÇAS NO ESTADO BRASILEIRO
Professor: Ademir Machado de Oliveira
Aluna: Noêmia Alencar de Oliveira
Feliz Natal – MT
Março/2013
INTRODUÇÃO
O propósito deste trabalho é a elaboração de uma resenha crítica baseada no artigo “DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL” (Amir Khair) que traz uma abordagem acerca das mudanças ocorridas no país a partir da crise de 2008, fazendo uma breve avaliação de suas implicações no cenário político, econômico e social brasileiro bem seu enfrentamento. Trata também das medidas adotadas pelo governo para reativar a economia e, por último, o embate que está se dando entre as propostas de enfrentamento da crise.
O artigo também nos reporta as questões relacionadas aos problemas enfrentados no Brasil, após as reformas neoliberais. Dentro desse contexto, o presente artigo também questiona a mudança do papel do Estado e suas implicações para o desenvolvimento do Brasil, indagando qual projeto seria mais viável ao desenvolvimento do Brasil?
No desenvolvimento do trabalho buscaremos identificar dentro das questões aqui colocadas acerca dos projetos políticos econômicos vigentes, seus prós e contras e qual seria a tendência viável dentro do nosso ponto de vista.
O artigo citado acima aponta a crise de 2008 a grande responsável pelo abalo da economia mundial que deixou sequelas nos alicerces econômicos e sociais em todos os países até os dias atuais, crise esta desencadeada pela massiva oferta e facilidade de crédito oferecido a classe média gerando endividamento da população que resultou na paralisia do mercado interno com vasto contingente de desempregados e com