Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro
Prof. Mônica Lanes
1º sem/2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL – EAD
Jaciara Passos Alves – 20141711024
De que modo à formação do Estado brasileiro e as suas transformações impactam a gestão municipal?
O processo político brasileiro, desde seu início, não se preocupou na prática com princípios éticos e sociais durante a formação da sociedade. Alem da formação do Estado ser muito arraigada no patrimonialismo.
Observa-se que quando o Brasil vivenciou o regime patrimonialista, os governantes consideravam o Estado como seu patrimônio, havendo uma total confusão entre o que era público e o que era privado. Atualmente, mesmo com as mudanças ocorridas ao longo dos anos na estrutura governamental, algumas características desse período ainda são fortemente encontradas nos municípios brasileiros. Para exemplificar essa tendência, ao ser eleito, o gestor escolhe sua equipe de governo, onde os cargos de confiança são preenchidos por parentes ou laços políticos, sendo que muitas vezes sem qualquer preparo técnico para o desempenho da função; alem do fato de empresas financiadoras de campanhas eleitorais vencerem licitações duvidosas, sem contar na utilização de verbas públicas para uso próprio ou para financiamento de campanhas. Nota-se que o interesse público é praticamente deixado de lado.
A sociedade também sofreu influências pelo contexto de formação do Estado, foi acostumada com a distância entre o povo e o governo, onde os governantes determinam suas ações e programas sem a participação popular. Observa-se como a sociedade não tem a cultura de participar das reuniões das câmeras municipais, entre outros.
Houve impactos positivos ao longo dos anos no que tange a administração pública, pois ela vem buscando ser eficiente e eficaz na alocação dos recursos humanos, tecnológicos e financeiros em todas as esferas