Resenha: O Brasil de Lula - Perry Anderson
Instituto de Ciências Humanas e Socias
Resenha
Textos:
O Brasil de Lula – Perry Anderson
O Brasil de Lula segundo Perry Anderson – Boris Fausto
Perry Anderson inicia seu texto com um “elogio”, baseado na comparação com outros movimentos na história moderna, à aprovação do governo Lula, quando este chegou ao fim. O sucesso de Lula, segundo ele, se deve a seu carisma, tato político, sua história de vida e a trajetória sindicalista.
No início mandato, Lula, a frente do PT, encontrou-se em meio a um cenário econômico complicado, com uma divida externa que havia dobrada no governo tucano de FHC. Para reverter à situação, foram tomadas medidas amargas para a população, mas o governo conseguiu evitar o calote, porém a divida continuou a crescer, terreno fértil para as criticas dos opositores.
Em 2005 o escândalo do “mensalão”, como foi chamado, veio à tona com a denúncia do esquema e de seus encarregados pertencentes ao governo. Em seguida irregularidades na campanha eleitoral e escândalos com grandes nomes do governo petista surgiram para desestabilizá-lo. Nesse sentido, Perry Anderson discorre brevemente uma comparação acerca de tais irregularidades, deixando claro que escândalos como os do governo PT, aconteceram em outros mandatos e não haviam sido novidade na história política do país.
Anderson aponta o número pequeno de assentos do PT no congresso e menor número de aliados como motivo para a criação do esquema do “mensalão” e como justificativa de sua maior amplitude em relação ao governo de FHC. O autor ainda aponta a justificativa comum tomada por alguns, em que se aponta o heroísmo dos chefes do esquema, que como ex-militantes de esquerda, vitimas da opressão, agiram em prol de um bem maior. Todos esses atenuantes não serviram para conter a mídia, que continuou a hostilizar ferrenhamente o governo Lula e o PT.
Escândalos que desmoralizaram o ministro da fazendo, Palocci, logo o puseram para fora do governo e