Resenha: A ressignificação do conceito de região
Maria Teresinha de ResenesMarcon:
A Ressignificação do Conceito de Região.
Maria Teresinha de Resenes Marcon possui graduação em Geografia Licenciatura e Bacharel pela Universidade Federal de Santa Catarina (1976 – 1982), é especialista em Conservação e Utilização dos Recursos Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1981), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), especialista em Gestão Fazendária pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). No dia 28 de Novembro de 2013, Teresinha aceitou o convite do Professor Ewerton de nos dar uma aula expositiva sobre o referido assunto: A Ressignificação do Conceito de Região que foi inserido na revista discente Expressões Geográficas, nº 08, ano VIII, p. 29 - 51. Florianópolis, agosto de 2012, cuja base deste artigo é um capítulo de sua Tese de Doutorado intitulada: A trajetória dos processos de regionalização em Santa Catarina: escalas geográficas e atores sociais (2009). O artigo tem como base obras de conceituados geógrafos como Roberto Lobato Corrêa com: Região e organização espacial de 1986 e Paulo Cesar da Costa Gomes com o conceito de região e sua discussão de 1995, e também Dissertações de Mestrado e artigos em revistas geográficas.
O referido artigo trata o conceito de região passando pelas diferentes fases das correntes de pensamentos científicos que vemos na sua trajetória histórica, algumas vezes se aproximando mais dos fatores sociais ou mais dos fatores naturais ou dos fatores econômicos tendo em vista que a atualização dos conceitos é baseada na percepção dos diferentes movimentos dos atores político territoriais.
Ao aproximarmos o território do processo de construção do conceito de região busca-se uma corrente que não apresenta um único sentido, e não reduz sua significância à simplicidade, pensando juntamente a pluralidade territorial de diferentes e várias