Resenha POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO-a importância para o desenvolvimento do Maranhão
O referido artigo divide-se em cinco tópicos principais: definição do desenvolvimento turístico; caracterização do estado do Maranhão; descrição e conceito de políticas públicas de turismo; relação entre políticas públicas e o desenvolvimento turístico do Maranhão.
O autor define desenvolvimento turístico como uma gama de setores e atividades multidimensionais e multifacetadas, articuladas com atividades econômicas, sociais, culturais e ambientais, além de envolver todos os interessados para uma decisão conjunta, concretizando benefícios em todos os níveis.
Utiliza a redação de Castro e Facão (2004, p.53), que diz que a “definição de política envolve uma complexidade de fenômenos relacionados a filosofia, história, ideologia, entre outros, que interferem na compreensão deste termo. Mas para política “compreende um conjunto de esforços empreendidos pelas pessoas que objetivam participar do poder ou influenciar a distribuição do poder”.
Utiliza-se ainda, de dados, constantes no Plano de desenvolvimento integral do turismo do Maranhão: plano maior (MARANHÃO, 1999), que caracteriza o Estado do Maranhão como uma área de transição localizada no Meio-Norte do Brasil, perto dos principais países de primeiro mundo. O plano cita, que pelos elementos naturais que apresenta o espaço maranhense é considerado ecumênico, pois favorece a ocupação humana em qualquer área Mesmo com toda esta diversidade “o Maranhão ainda possui índices de desenvolvimento baixo, o que o coloca em posição desfavorável em relação aos outros estados brasileiros no que diz respeito à qualidade de vida e desenvolvimento econômico e social” (MARANHÃO, 1999).
Conclui o tópico dizendo que uma das formas de trabalhar estas peculiaridades e diversidades, é aproveitar estas