quimica
A bioquímica é uma ciência que estuda principalmente a química dos processos biológicos que ocorrem em todos os seres vivos. Os bioquímicos utilizam ferramentas e conceitos da química, particularmente da química orgânica e físico-química, para a elucidação do sistema vivo. É frequentemente confundida com a biologia molecular, a genética e a biofísica, que são áreas de estudo profundamente relacionadas com a bioquímica mas distintas entre si. A bioquímica é voltada principalmente para o estudo da estrutura e função de componentes celulares como proteínas, carboidratos, lipídios, ácidos nucléicos e outras biomoléculas. Recentemente a bioquímica tem se focalizado mais especificamente na química das reações enzimáticas e nas propriedades das proteínas. A bioquímica é a única ciência por si só que nasceu no século XX.
Principais objetivos da bioquímica
A Bioquímica tem como principal objetivo a descrição da estrutura, organização e funcionamento da matéria viva em termos moleculares. O seu campo de ação pode ser dividido em três áreas principais:
- Estudo do metabolismo Todas as reações químicas que ocorrem na matéria viva; - Química estrutural Dos componentes da matéria viva, ou seja, a relação da função biológica com a estrutura química; - Genética molecular Estudo das substâncias, processos de armazenamento e transferências de informação biológica.
Definição de farmacologia
Ciência que estuda a história, as propriedades físicas e químicas, os efeitos bioquímicos e fisiológicos, o mecanismo de ação, a absorção, distribuição, bio transformação, excreção e os usos terapêuticos dos fármacos.Esta ciência de grande importância para os profissionais farmacêuticos, é a base desta nobre profissão.
Principais objetivos da farmacologia: - propriedades medicinais de determinadas substâncias químicas (fármacos, remédios); - composição física e química dos fármacos; - absorção dos