Ginastica artistica
Para executar o rolamento, apoiar as mãos no solo, flexionar bem a cabeça, trazendo o queixo para o peito, procurar apoiar a nuca no solo e, mantendo o troco bem arrendondado, deixar rolar para frente.
O rolamento para frente com pernas estendidas exige boa capacidade de flexão do tronco a frente. Havendo deficiencia de flexibilidade nessa articulação, é possível compensá-la, imprimindo maior velocidade ao movimento. Para auxiliar na elevação a posição de pé, as mãos devem ser apoiada ao lado das pernas para empurrar o solo energicamente. Depois, os braços são lançados vigorosamente par frente. Para facilitar o aprendizado, utilize um plano inclinado.
Partindo da posição de vela, rolar para a frente, mantendo as pernas unidas e estendida, empurrando o plinto com as mãos para auxiliar na elevação.
Materiais: Colchão, plinto (ou banco sueco), prancha de salto, tampa de plinto.
2- Rolamentos para trás grupado e afastado
Os alunos precisarão também de mais força de braços, razão pela qual é conveniente que passem por um trabalho prolongado de quadrupedia e exercícios de apoio de uma maneira geral, além de muitas repetições e variações de rolamentos para frente.
Sentado, na posição grupada, segurando os joelhos, executar a "gangorrinha".
Executar a "gangorrinha", apoiando as palmas das mãos no solo, ao lado da cabeça, ao rolar para trás, e tocar o solo com os pés, atrás da cabeça. No apoio, os polegares devem estar voltados para as orelhas e as pontas dos dedos para os ombros.
O ajudante se coloca ao lado do executante. Segura em sua cintura ou quadril e, elevando-o para facilitar a extensão dos braços, ajuda a completar o rolamento.
Com dois ajudantes, sendo um de cada lado do executante, ajoelhados. Apoiar uma das mãos (a que está mais próxima das costas do executante) no ombro do executante, de forma que, quando este rola pra trás, ela se encontra abaixo do ombro, e a outra coxa ou quadril. No