Resenha "A rede social"
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
Resenha do filme: “A Rede Social”
Nome: Nilo Augusto Melo Mattos Matrícula: 201177029
“A Rede Social” de David Fincher narra a história de Mark Zuckerberg durante a fundação do Facebook. A criação do site de relacionamentos gerou polemica e muitos processos envolvendo seu fundador. A historia se passa basicamente em Harvard, onde Mark, Eduardo e os gemeos, personagens principais estudam. Ao perder sua namorada, Mark cria um site para comparar garotas da faculdade por vingança contra as mulheres, já que perdeu sua namorada. Com isso, os irmãos Winklevoss o conhecem e apresentam a ideia de criar um site em que as pessoas criam perfis. Desta forma a trama começa a se desenrolar, em torno da acusação de roubo de propriedade intelectual, visto que Mark e Eduardo detinham os créditos do site. No meio de tamanha confusão, Mark conhece o criador do Napster, Sean Parker, formando uma forte aliança com ele.
Logo no início do filme, identifica-se a Teoria dos Dois Fatores, onde um deles é a motivação. Entende-se por esses fatores motivacionais como aqueles que envolvem sentimentos de realização e provocam crescimento profissional. No filme, observa-se que o termino conturbado do namoro de Mark constituiu uma motivação para que ele criasse um site pioneiro com fotos de alunas de Harvard, o que fez com que ele se tornasse conhecido e iniciasse seu projeto. Mais adiante, o sucesso de seu amigo Sean Parker o motivou para que continuasse atrás de seus objetivos.
A Teoria das Relações Humanas também é identificada no filme, uma vez que essa teoria é caracterizada pelo fato de funcionários estarem a par das decisões e de tudo que ocorre em uma empresa, o que é observado na cena em que Eduardo toma conhecimento de uma carta da justiça para um novo processo a que Mark responderia e Eduardo fala da necessidade da confiança entre eles, já que Mark