Musculação e Agachamento Livre
A capacidade de executar com êxito um agachamento profundo é um bom indicador de bom condicionamento físico geral e qualidade de movimento de uma pessoa. É o fim então, é tudo? Absolutamente não, mas figura na mais alta posição do rank.
Agachamento, para todos os efeitos práticos, é um movimento complexo, que requer estabilidade do tronco e mobilidade das extremidades durante uma mudança constante de tensão e posição.
Além disso, a capacidade de executar um movimento padrão de agachamento perfeito (profundo), demonstra que alguém tem dorsiflexão do tornozelo, flexão do quadril, extensão torácica, e ativação do glúteo adequadas, o que, como meu bom amigo Jedi Bret Contreras observou, ajuda a neutralizar ou "desfazer" muitos dos problemas músculo-esqueléticos que vemos todos os dias na sociedade: dor lombar, dor no joelho, dor no quadril, tensões nos isquiotibiais e virilha, para citar alguns.
Por último, alguém com capacidade realizar agachamento profundo demonstra que suas qualidades como de um ninja. Mas isso nem precisa dizer.
No entanto, algumas pessoas simplesmente não estão prontas para ir à academia em algum dia e fazer agachamento. Eles podem ter tornozelos realmente duros, pouca mobilidade do quadril, pouca estabilidade do núcleo, ou algo de natureza estrutural como invasão acetabular femoral - todos os quais podem desempenhar um papel em saber se alguém pode agachar com a profundidade.
Seguem são algumas estratégias simples que usamos na “Performance Cressey” regular e diariamente para ajudar a melhorar a técnica no agachamento, e de larga maneira, profundo. Alguns são de natureza corretiva, enquanto outros são um pouco mais específicos para o próprio agachamento. De qualquer maneira, acho que muitos leitores terão um pouco de munição que poderão aplicar imediatamente em seus treinamentos. Vamos a elas!
Mas, primeiro, um breve lembrete ...
Sob risco de pregar para convertidos, não posso enfatizar o suficiente