Modais de Transporte - Dutos
TRABALHO AUTOINSTRUCIONAL
Modais de Transporte: Duto
Grupo:
Alexandre Mota Ferreira
Barbara Valle Cruz
Henrique Braga Rabelo
Luiz Otávio Ribas
Tiago Freitas Martins
22 de maio de 2014
Introdução:
Chama-se modal a forma ou o método de transporte básico. O transporte, por sua vez, é a parte mais visível das operações logísticas. A infra-estrutura de transporte consiste em vias de acesso,veículos e unidades organizacionais que fornecem serviços de transporte para uso próprio ou para terceiros, sendo que, neste último caso, mediante uma taxa ou tarifa de serviço.
Os cinco modais básicos são: ferroviário, rodoviário, aquaviário, aéreo e dutoviário. Este texto trata deste último modal.
O que são Dutos?
Dutos são tubulações especialmente desenvolvidas e construídas de acordo com normas internacionais de segurança, para transportar minério, petróleo e seus derivados, álcool, gás e produtos químicos diversos por distâncias especialmente longas, sendo então denominados como oleodutos, gasodutos, minerodutos ou polidutos.
No Brasil os dutos já superam os 22000 Km entre dutos aéreos, terrestres e submarinos (on shore e off shore).
Modal dutoviário - O que é?
O modal dutoviário é considerado o mais consistente e freqüente de todos os modais.
Isso ocorre porque a variabilidade no tempo de transporte é mínima (maior consistência) e as dutovias funcionam 24 horas por dia (freqüência). Por outro lado, é o modal que apresenta menor versatilidade (uma vez que é muito especializado e transporta apenas um tipo de produto).
Dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apontam que ele representa apenas 4% da matriz de transportes de cargas no Brasil, à frente apenas do segmento aeroviário. Na ponta, os líderes são o rodoviário (61,1%), ferroviário (20,7%) e aquaviário (13,6%).
Tipos de Dutos:
Existem vários tipos de revestimentos de tubo e a utilização deverá ou não ser feita de acordo com a