RESENHA A REDE SOCIAL
O filme é baseado na história do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg personagem principal que se tornou bilionário usando casaco de moletom da Gap. Uma cena icônica e que retrata o perfil dos novos empresários que estão ganhando milhões de dólares antes dos trinta anos, é o cartão de visitas de Mark que o apresenta assim: “I’m CEO, bitch!”.
O processo inicial de criação do site ressalta o clima de trabalho dessas novas empresas, música, bebida e descontração e mostra a dificuldade que os empresários engravatados e formais tem para lidar com esses novos concorrentes.
O longa é dirigido por David Fincher (”Benjamin Button” e “Zodíaco”) e acompanha a criação darede social em uma narrativa de três linhas do tempo. Quase tudo é ficção, apesar de baseado em uma história real. O thriller é construído em cima de flashbacks, e mostra as complicações e Mark sofreu para criação do Facebook, envolvendo a elite de Harvard e também o sócio co-fundador, o brasileiro Eduardo Saverin, e dos processos judiciais que Zuckerberg enfrentou destes.
Apesar de Mark Zuckerberg ser um nerd desajeitado e com dificuldades de lidar com as relações sociais, o que fez dele um gênio milionário e grande empreendedor não envolve linguagens de programação ou leis físicas restritas a um seleto grupo. Mas coisas básicas do empreendedorismocomo planejamento, se cercar da equipe certa, pensar alto e não querer obter resultados tão imediatos, e isso é bem retratado no filme. Outra lei bem antiga que é evidenciada no filme é“amigos, amigos. Negócios à parte”.