Resenha A Hora da Estrela de Clarice Lispector
O ano de 1977 não foi somente o ano da perca de uma das maiores escritoras do Brasil como foi Clarice Lispector, mas foi também o ano de publicação de uma das maiores obras literárias, que a mesma nos deixou.
Escrito no ano de sua morte, “A hora da estrela” de Clarice Lispector, é reconhecida nacionalmente como uma das mais importantes obras da literatura moderna. O livro retrata a história de uma alagoana sem perspectiva de vida alguma, que acaba com um final trágico e sem encontrar a real razão de viver.
A história é narrada por Rodrigo S.M., um narrador fictício, que explora o método de metalinguagem, encontrada durante todo o livro. Ele conta a história de Macabéa, uma imigrante proveniente do nordeste brasileiro, que parte para o Rio de Janeiro após a morte de sua tia. Sozinha no mundo, Macabéa torna-se uma datilógrafa de baixa qualidade. Leva uma vida sem grandes emoções, é virgem, feia, e ainda sim se diz feliz, sem nem ao menos conhecer tal significado da palavra. Macabéa então conhece Olimpico de Jesus, com quem começa a namorar. Porém Olimpico era ambicioso, e reconhece que Macabé não lhe proporciona nada em questão de grandeza social. Passa então a namorar Gloria, amiga de Macabéa, filha de um açougueiro, o que lhe sugeria uma possível melhora financeira. A “amiga” Gloria, vendo a decepção de Macabéa, recomenda-a uma cartomante que conhecia. Macabéa resolve então procurar a cartomante, que lhe da ótimas noticias, e promete a ela, encontrar o amor finalmente, um estrangeiro pelo qual iria se apaixonar e com quem iria viver feliz. Macabéa sai eufórica do consultório, e pela primeira vez na vida possuía esperança em seu coração, ela que nem ao menos acreditava em Deus. No entanto, por ironia do destino, Macabéa encontra-se com o possível estrangeiro da forma mais inusitada possivel. Ela é atropelada por uma mercedes amarela provavelmente do estrangeiro, cai no asfalto onde morre.
O que mais nos chama atenção no