resenha
CAMILE MARINA MANFÉ
GABRIELA ANDRESSA BARBOSA
Universidade do Contestado – UnC - Concórdia
Fisioterapia - Português
Professor Orientador – Nádia Lúcia Nardi
29/04/2014
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo leitura e análise da obra A Hora da Estrela de Clarice Lispector. A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M, de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano. A seguinte resenha crítica aborda a obra A Hora da Estrela de Clarice Lispector, tendo como intuito proporcionar um maior conhecimento aos leitores a partir da leitura do livro.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho do livro A hora da Estrela, de Clarice Lispector, tem por objetivo aprofundar o conhecimento dos alunos da 1ª fase do curso de fisioterapia. Por meio deste, os estudantes irão demonstrar o entendimento obtido com a leitura do livro. A narrativa, conta a história de Macabéa, uma alagoana órfã, virgem e solitária, criada pela tia tirana, que a leva para o Rio de Janeiro, onde passa a trabalhar como datilógrafa.
2 CORPO DO TEXTO
Com a leitura do livro A Hora da Estrela de Clarice Lispector, pode-se perceber que o método o qual a autora usou para escrever foi diferente. Lispector usa o próprio personagem Rodrigo S.M. como narrador do livro.
Outro retrato: nunca recebera presentes. Aliás não precisava de muita coisa.