Transrapid de Xangai
Localizado na capital da China, o Transrapid de Xangai é a primeira linha de trem de alta velocidade Maglev comercial do mundo. Seu custo foi de 10 bilhões de yuan (1,33 bilhões de dólares) e demorou 2,5 anos para ser concluída a sua construção, que começou em março de 2001 e entrou em serviço em janeiro de 2004.
Com a velocidade de operação de 430 km/h, o trem que levita a 10 milímetros acima solo faz o trajeto de 30,5 km entre a estação Longyang Road em Pudong até o Aeroporto Internacional de Pudong em no máximo oito minutos.
Ampliação da linha
Vários projetos de ampliação foram propostos. Em janeiro de 2006, o Escritório de Administração para o Planejamento Urbano de Xangai propôs uma linha extensão para o Aeroporto Internacional de Hongqiao – Xangai através da Shanghai South Railway Station e para o local da Expo 2010, em Hangzhou. Se construída a linha permitirá o intercâmbio entre os aeroportos, localizados a 55 km um do outro, realizando uma viagem de 15 minutos nesse percurso.
O plano para a extensão para Hangzhou primeiro foi aprovada pelo governo central em fevereiro de 2006, com a data para a entrega da obra para 2010. Porém o trabalho foi suspenso em 2008, devido aos protestos públicos contra os medos da radiação. Assim, o governo municipal de Xangai considerou construir uma linha subterrânea do Maglev para tranquilizar o medo de poluição eletromagnética. Com a garantia da aprovação do novo projeto, cujo trajeto ficou 24km mais longo do que o original, as obras começariam no final de 2010.
No entanto, em outubro de 2010, a via ferroviária de alta velocidade Xangai-Hangzhou foi aberta, com o tempo de trajeto entre as duas cidades de no máximo 45 minutos. E os planos para a linha Maglev foram suspensas de novo.
Incidentes
Em 11 de agosto de 2006, um dos compartimentos do Transrapid de Xangai pegou fogo as 14h30, depois de sair do aeroporto internacional de Pudong em direção a estação Longyang Road. Não houve