Metrô
O metropolitano, também chamado de metrô e conhecido em outros países como subway,underground, U-Bahn ou T-bana, é um meio de transporte urbano que circula sobre trilhos (carris), transportando passageiros.
Em todo o mundo existem cerca de 140 redes de metrôs, as quais se distinguem entre si, devido às condições do terreno e as metas de cada projeto. Alguns destes sistemas estagnaram o crescimento logo após a inauguração, enquanto que outros mantiveram um crescimento regular ao longo do tempo.
2 A HISTÓRIA DO DESENVOLVIMENTO E IMPLANTAÇÃO DOS METRÔS NO MUNDO E NO BRASIL
2.1 HISTÓRICO DO METRÔ NO MUNDO
A história do metropolitano ou do metro começa, na opinião de muitos, com a abertura, em 1863, da Metropolitan Railway, atualmente integrada na rede do metropolitano de Londres. Em 1890, a City & South London Railway ultrapassou o problema causado pelo fumo, eletrificando os túneis.
A primeira linha de metropolitano foi inaugurada em 1863 em Londres, tinha como função principal transportar o maior número de pessoas, para que, dessa forma, acabasse com os problemas de trânsito da cidade. Os comboios a vapor (trens a vapor) circulavam dentro de túneis que percorriam o subsolo da capital inglesa. Apesar da grande novidade gerada pela apresentação deste novo meio de transporte urbano, os passageiros deixaram rapidamente de utilizá-lo pelo mal-estar criado pelo fumo vindo da locomotiva. Porém, em 1890, as linhas passaram a ser eletrificadas e foram propostas adaptações dos túneis a sistemas de tubo pneumático (renovação de ar por efeito de êmbolo) solução que se mostrou bastante eficaz e rapidamente conduziu à inauguração de diversas linhas de metropolitano pelo mundo, nomeadamente em Budapeste, Boston, Paris, Berlim e Chicago.
Ilustração 01 – Antigo Metrô de Budapeste
Num curto período de tempo, muitas outras cidades construíram as suas redes, desenvolvendo ao mesmo tempo técnicas de construção de túneis, conforto das carruagens, entre