Mêtro
Solange Mourão
Em tempos de mídias alternativas, como telefones celulares e internet, uma antiga modalidade volta a ganhar projeção: publicidade em meios de transporte. Nos últimos anos, esse meio vem sendo utilizado por empresas dos mais variados setores para divulgação de produtos, serviços e marcas, seja como mídia principal ou de apoio para campanhas de marketing.
A tendência de crescimento do meio transporte como opção de mídia é confirmada por Valdir Siqueira, vice-presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap). Ele ressalta que a crescente veiculação de peças publicitárias sobre rodas registrada no Brasil nos últimos anos vem acompanhando de perto o aumento do investimento dos anunciantes na mídia exterior. "É um segmento que vem trazendo boas idéias e muitas novidades, e ainda tem muito espaço para crescer no País", complementa.
METRÔS E TRENS
As mais de duas milhões de pessoas que circulam diariamente pelas estações do Metrô da maior cidade brasileira já se habituaram às mensagens publicitárias exibidas dentro e fora dos trens. Há dez anos, a Companhia do Metropolitano de São Paulo decidiu abrir os espaços das estações e dos vagões para os anunciantes. Passada uma década, a empresa dá mais um passo no sentido de firmar a posição conquistada no meio transporte ao propor uma nova alternativa de mídia ao mercado publicitário. Há cerca de quatro meses, passou a oferecer o verso dos bilhetes para propaganda.
Para atender às expectativas de um segmento ávido por soluções criativas, novas alternativas estão sendo sugeridas e testadas pelo mercado publicitário. Cristina de Carvalho Bastos, chefe do Departamento de Novos Negócios da Companhia do Metrô, lembra que o primeiro contrato para a veiculação de propaganda no verso dos bilhetes de Metrô foi firmado com o Banco Cacique. Para anunciar no novo formato de mídia, o anunciante investe R$ 20 mil em um pacote mínimo de um milhão