RESENHA A gíria comum na interação em sala de aula
MENEZES, Vanessa de Oliveira*
PATRIOTA, Luciene Maria/ A gíria comum na interação em sala de aula – SP, 2009.
No livro: A gíria comum na interação em sala de aula, a autora nos transmite conhecimentos primordiais sobre a gíria comum, com um lugar de destaque entre as outras variantes da língua. Inicialmente, a autora do livro, Luciene Maria Patriota, remete-nos a importância das contribuições de Bakhtim, como também o conceito de interação, fundamental em algumas noções da sociolingüística, trazendo esse conceito para o contexto escolar, e mostrando a importância que passa ater no âmbito da sala de aula; Aluno – professor.
No capitulo seguinte, Luciane Patriota, traça um panorama de toda a língua em seu aspecto social, ressaltando a carga negativa relacionada às gírias que perdura até os dias atuais e. A autora mostra ainda, o percurso da construção da gíria devido a sua versatilidade do seu forte caráter efêmero, original e de identificação dos grupos, dando ênfase a importância dessa variante de prestígio , como também as manifestações de gíria de grupo e gíria comum.
Tendo em vista dados extraídos de aulas e conversas com professores de diferentes segmentos, no terceiro capítulo, a autora nos remete o pensamento sobre a posição da escola como um todo, em relação à gíria comum em sala de aula, por te efeito contraditório ao registro padrão da língua e em momentos diversos a autora demonstra, através de exemplos, as funções específicas que as giras exercem, no ponto de vista da interação e todo o conflito que é estabelecido eventualmente entre aluno e professor.
*graduando em língua portuguesa pela UPE/ campus Petrolina.