resenha do livro; A gíria comum na interação em sala de aula
PATRIOTA, Luciene Maria. A gíria comum na interação em sala de aula. São Paulo: Cortês, 2009. -- (Coleção linguagem e linguística)
A autora do livro “A gíria comum na interação em sala de aula”, Luciene Maria Patriota, coloca em evidência o uso da chamada gíria comum em sala de aula, a autora faz considerações gerais sobre temas como língua, escola, gíria e a relação língua-sociedade na complicada tarefa da interação e transmissão de saberes.
No primeiro capítulo, é feito um histórico do conceito de interação, baseado em determinados elementos oriundos da Microetnografia, da Sociolinguística Interacional e das contribuições de Bakhtin, destacando-se a aplicação desse conceito ao contexto escolar e mostrando os papéis específicos e definidos a partir de normas socioculturais estabelecidas na tradição, o professor e o aluno ao interagirem utilizam seus conhecimentos prévios sobre o evento do qual estão participando, respeitando sistemas de práticas, convenções e regras que possibilitam o fluxo da interação na situação de sala de aula.
No segundo capítulo, a autora, faz uma trajetória das primeiras manifestações da variedade linguística de prestígio às gírias como estigma, são apresentadas as definições de gíria de grupo e gíria comum. Também ressalta que o que a tradição tem mostrado é a sempre ativa luta para garantir a manutenção de um padrão herdado da época colonial, mas a força do uso concreto da língua tem mostrado que principalmente a gíria, tem cada vez mais, se disseminando na sociedade, inclusive na escola como um recurso não mais ligado apenas aos alunos, mas também um instrumento utilizado pelo professor. Chamando a atenção para a necessidade de a escola