Trabalho De Finan As Leo
Centro de Ciência da Administração e Socioeconômicas - ESAG
Disciplina: Planejamento e Controle Financeiro
Professor: Alberto Russi Junior
Acadêmicos: Andressa Harmata, Carolini Sousa Oliveira, Leonardo Felipe Zago e Pedro Paulo Vasconcellos Godoy.
INTRODUÇÃO
Com o crescimento exacerbado do mercado mundial, com empresas de pequeno, médio e grande porte surgindo, sem controle, a cada dia, a concorrência vem acompanhando a escala. Para sobreviver em um mar de sangue, como é o mercado hoje, as organizações precisam obter planejamento e controle de tudo que lhe é possível. Nesse ambiente em que o amadorismo e o improviso não são capazes de sustentar as atividades de uma empresa, é imprescindível a existência de um planejamento. O planejamento financeiro é responsável por estabelecer as diretrizes para as organizações, sendo, portanto, um plano para o futuro. Sem a existência deste planejamento existirá uma maior dificuldade no controle financeiro, pois sem uma estimativa do cartel financeiro da empresa há um grande risco para falhas, como falta de fundos.
OS PORQUÊS DE FALHAS EM PLANEJAMENTOS FINANCEIROS
De acordo com Ross et. al. (1998, p.82), “Planejamento Financeiro formaliza a maneira pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Em visão mais sintetizada, um plano financeiro significa uma declaração do que a empresa deve realizar no futuro”.
Segundo Brealey, Myers e Marcus (2002, p. 522) “o planejamento financeiro não é projetado só para minimizar o risco. Em vez disso, é um processo para decidir quais riscos assumir e quais são desnecessários, ou que não vale à pena assumir”.
O planejamento financeiro funciona dando suporte as tomadas de decisões estratégicas da empresa, com informações importantes e necessárias para um bom gerenciamento organizacional. As situações que as empresas enfrentam hoje são imprevisíveis e variáveis, com isso elas devem estar preparadas e seguras para adotar ações