Resenha a festa
ITAJAÍ
2013
JÉSSICA VARGAS DO PRADO
RESENHA CRÍTICA DO FILME: “A FESTA DE BABETTE” Resenha apresentada à disciplina de Saúde pública II, orientada pela prof° Elisabeth ....., do quinto período de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí
ITAJAÍ
2013
RESENHA CRÍTICA DO FILME: “A FESTA DE BABETTE”
O filme “A festa de Babette”, mostra a história da empregada Babette, que trabalhava na casa de duas moças, filhas de um pastor muito conservador, mesmo depois de sua morte suas filhas e os moradores da cidade continuaram seguindo seus ensinamentos.
Aos poucos Babette foi mostrando seus dotes culinários, cozinhando coisas diferentes, conquistando e mudando a alimentação daquelas pessoas.
Depois de descobrir que ganhou na loteria, Babette decidiu preparar um verdadeiro banquete francês para os habitantes da pequena cidade.
Aquelas pessoas tão reprimidas pelos costumes rígidos que o pastor ensinou, estavam com receio de experimentar o banquete e pecar, se rendendo aos prazeres da carne.
Mesmo assim Babette preparou cuidadosamente todas as receitas do banquete, e quando começaram a degustar os saborosos pratos os moradores se renderam não aos pecados da carne, mas sim aos prazeres da alta gastronomia. Assim Babette conseguiu o que queria ao oferecer o jantar, usou seus dons na cozinha para transformar a vida endurecida dos moradores.
Por fim, Babette conta às duas irmãs que gastou todo o seu dinheiro da loteira para fazer o banquete, e revela que era uma grande chef de cozinha em Paris.
Uma das lições que podemos tirar deste filme é a generosidade, Babette prepara esse banquete sem querer nada em troca, dando o seu melhor e o resultado foi a felicidade e harmonia dos que experimentaram o banquete. Neste filme fica perceptível que a comida não tem só um papel