Balanço social
INTRODUÇÃO
A informação é primordial para a tomada de decisão. Ela é uma ferramenta importantíssima para a gerência se balizar nas suas tomadas de decisões.
Num mundo globalizado como o atual, as fronteiras perderam lugar e os mercados estão cada vez mais competitivos. A concorrência forçou a uma mudança brusca de comportamento. Os consumidores ficaram mais exigentes e conscientes quanto o papel das empresas perante a sociedade e o meio ambiente. Diante desse cenário as empresas precisaram se adaptar para se manterem competitivas. Aquela empresa que visava só o lucro e atendia ao fisco está aos poucos cedendo espaço para uma empresa mais solidária, humana e responsável.
A mudança de paradigma que houve, passando de uma visão Fordista, no início da revolução industrial, para uma empresa mais responsável, consciente de sua importância social, foi fundamental para que as empresas pudessem refletir e definir o seu papel diante desta nova sociedade que se forma.
A sociedade está em constante transformação. A mudança de comportamentos que houve desde a era industrial, forçou as empresas a mudarem seus métodos e visão para se adaptar aos novos paradigmas, e assim refletir os novos anseios da sociedade.
Vivemos numa sociedade onde a informação tornou fundamental. Tanto para subsidiar na tomada de decisão, quanto para informar aos interessados.
O balanço social é um instrumento de controle social muito importante. E para ele ser efetivo deve haver uma padronização. Só assim poderia haver uma comparação e avaliação quanto aos resultados alcançados pela empresa. A empresa enquanto integrante da sociedade, deve contribuir de maneira efetiva para formação e a transformação da mesma.
As empresas, enquanto integrantes de um sistema, não sobrevivem sozinhas. Elas precisam das pessoas, assim como o contrário. Como numa relação de simbiose onde todos ganham, faz se necessário que as empresas cumpram seu papel perante a sociedade.