Diversidade cultural
É muito amplo o conceito de diversidade, pois tem diferentes aplicações em vários ramos do conhecimento. A antropologia cultural procura entender a diversidade de hábitos, costumes, comportamentos, crenças e valores, e a aceitação da diferença no outro. A filosofia procura entender o pensamento humano a partir da diversidade de opiniões ou ponto de vista sobre os assuntos de seus interesses.
Falar sobre diversidade é tentar entender a variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si em determinados assuntos, situação ou ambiente.
A diversidade presente em nosso dia- a-dia convida-nos a conviver com diferenças de todas as ordens, exigindo de todos à tolerância e o respeito ao diferente. Mas não é fácil reconhecer e aceitar a diversidade humana. Homens e mulheres são diferentes pensam e agem de formas diferentes, jovens e adultos são diferentes pensam de forma e agem de maneira diferente. A verdade é que todas as pessoas são diferentes e isso, muitas vezes, é motivo de violentos conflitos e guerra.
Existem diferentes modelos sobre os quais construímos nossos conceitos, crenças, religião, e o certo e errado podem ser diferentes a partir da cultura em questão. Os próprios conceitos de “ética” e mesmo “moral” divergem de uma cultura para outra. Umas mais rígidas outras mais relativistas, etc., neste sentido temos que aprender a conviver, a respeitar e até utilizar para a nossa vida- pessoal e profissional- as diferenças culturais.
A globalização nos coloca a todo instante diante das varias culturas e precisamos ver o diferente com olhos familiarizados sem ter a pretensão de imaginar que todos devam ser iguais, com valores semelhantes, gostos semelhantes ou que nossos costumes são melhores ou superiores. O homem contemporâneo é chamado a aprender não só a aceitar a diversidade, mas utilizar essa diversidade para seu crescimento