Resenha A Dama de Ferro
O filme conta a história de Margaret Thatcher, uma mulher que sonhava em ser da política e governar seu país, um sonho sem sentido para a época, pois apenas homens ocupavam os cargos políticos. A história mostra ainda o preço que se paga pelo poder, pois Margaret foi uma ótima governante, com uma carreira brilhante e mesmo assim sua posição muitas vezes foi criticada e julgada pelos demais colegas de governo e pela população enfurecida.
A trama do filme é a história de uma senhora que não consegue desapegar-se do passado, o seu passado pessoal e seu papel histórico. Mas o passado pessoal será facilmente descartado, doando para a Oxfan, através das roupas do marido morto que farão com que ela complete seu luto.
Conta a história da ex-primeira Ministra da Inglaterra, Margaret Thatcher. No papel principal apresentam uma Margaret fraca, idosa, com a saúde prejudicada. Margaret luta dia-a-dia para combater suas alucinações, que são constantes. As alucinações são tanto em relação ao seu passado glorioso na política, quanto em relação ao seu marido que já faleceu e seu filho que mora em outro país.
Ao longo do filme, várias lembranças são recordadas e assim conhecemos a forte personalidade, o carisma e toda a caminhada política que Margaret Thatcher fez. Para ter sucesso na sua jornada, a mesma contou sempre com o apoio do marido que foi seu eterno companheiro, mas teve que abandonar o papel de mãe e deixar seus filhos em segundo plano para assumir o poder de uma grande nação.
Margaret seguiu o conselho de seu pai e trilhou um caminho cheio de vitórias, mesmo com a Europa em plena crise econômica, ela teve o pulso firme e assumiu brilhantemente uma posição que na época era dominada apenas pelos homens. Tirou a Grã-Bretanha da pior recessão do país e fez do conhecido neoliberalismo sua receita de sucesso, tinha um rígido controle de gastos e privatizações e fez a Inglaterra se tornar uma das nações mais prósperas do planeta.
A contribuição social do