Elis Regina Artes M sica
Elis Regina Carvalho Costa, a Elis Regina, passou como um furacão pela Música Popular Brasileira entre a década de 1960 e o início da década de 1980, quando morreu precocemente, aos 36 anos. Vendeu 4 milhões de discos em 18 anos de carreira. Qualidade vocal, presença de palco e personalidade colocaram Elis na história como uma das mais importantes cantoras e intérpretes brasileiras.
Neste 17 de março de 2015, Elis completaria 70 anos de idade. Em homenagem à cantora, um site oficial foi lançado nesse dia com sua biografia, fotos e depoimentos de amigos e pessoas que trabalharam e conviveram com a cantora. Seguem 17 curiosidades sobre a cantora:
1. Em Londres Elis impressionou o maestro inglês Peter Knight e sua orquestra ao gravarem juntos o disco “Elis in London”, de 1969, ao vivo, sem repetir nenhuma das doze canções. Foi aplaudida de pé pelos músicos ao final da gravação. O disco só seria lançado no Brasil em 1982, após sua morte.
2. Brasil e família Por duas vezes, Elis desistiu de desenvolver sua carreira internacional na Europa por saudades dos filhos e do Brasil. Ela se dizia uma cantora eminentemente brasileira.
3. "Black is beautiful" Elis foi diretamente investigada pelo DOPS, órgão de repressão da ditadura militar, e chegou a ser intimada para depor nesse departamento, devido a sua ligação musical com o movimento negro norte-americano (evidenciada pela gravação da canção "Black is beautiful", em 1971) e por interpretar compositores tidos como subversivos. Um diplomata sueco chegou a ser detido durante uma manifestação anti-ditadura por portar um LP de Elis.
4. Elis & Tom Elis foi reprovada por Tom Jobim, em 1964, durante as audições para o disco Pobre Menina Rica,