Resenha do filme A Dama de Ferro
Ficha Técnica
Título Original: The Iron Lady
Elenco: Meryl Streep, Jim Broadbent, Anthony Head, Richard E. Grant, Roger Allam, Olivia Colman, Nick Dunning, Hugh Ross, David Westhead.
Diretor: Phyllida Lloyd
Direção de Arte: Justine Wright
Produção: Damian Jones
Roteiro: Abi Morgan
Fotografia: Elliot Davis
Duração: 105 min.
Ano: 2011
País de Origem: Reino Unido UK
Gênero: Biografia / Drama
Tipo: Longa-metragem
Distribuidora: ParisFilmes
Estúdio: Pathé Cinéma / Film4
Dama de Ferro é um filme biográfico do Reino Unido de 2011 baseado na vida de Margaret Thatcher (1925-2013), política britânica e primeira-ministra do Reino Unido do século 20. A história é contada em 3 dias de lembranças de Margaret Thatcher na velhice, retrata sua trajetória até atingir o status de verdadeira dama de ferro na mais alta esfera do poder britânico e os desafios que teve de enfrentar na função de primeiro - ministra do Reino Unido em um mundo até então dominado por homens.
Logo no início do seu mandato, Margaret Thatcher tomou uma série de medidas altamente impopulares; privatizou as estatais, reduziu a força dos sindicatos e não perdia nenhuma chance para criticar a União Soviética e exaltar os Estados Unidos. Tudo isso lhe valeu o apelido de A Dama de Ferro. No sistema político inglês é muito difícil enfrentar a oposição no parlamento, lá o grande debate é no Parlamento – o primeiro ministro, os ministros tem que ter um treinamento muito forte. No início para ela enfrentar a câmara dos comuns 200, 300 parlamentares e impor a sua vontade foi muito difícil, mas o debate, a forma como ela se posicionava no congresso foi-lhe garantindo respeito pela classe masculina, um desafio muito grande. Ela era uma força nova dentro do conservadorismo britânico, a face menos humana dos conservadores, mas tinha um lado dela que beneficiava a produtividade do país naquele momento e uma mentalidade de crescimento.
O fato de ser uma líder mulher, lhe