FACULDADE CATHEDRAL Resenha Marilia
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
RESENHA DO FILME A DAMA DE FERRO
Boa Vista/RR
23/05/2014
FACULDADE CATHEDRAL
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
Marília Bríglia
RESENHA DO FILME A DAMA DE FERRO
Trabalho apresentado para obtenção de nota bimestral da Disciplina de Português, Ministrada pela Professora Carla Viviane Grizotti.
Boa Vista/RR
23/05/2014
A Dama de Ferro teve seu roteiro escrito pela britânica e renomada Abi Morgan, que nasceu em 15 de novembro de 1968. O gênero presente no filme é o drama e conta com a particpação de excelentes atores como a Meryl Streep que interpretou o papel de Margaret Thatcher.
O filme “A Dama de Ferro” conta a trajetória política de Margaret Thatcher, ex-primeira ministra da Grã-Bretanha, traçando um registro sobre sua ascensão política em meio a um ambiente amplamente dominado por homens. O filme se passa no presente, com Thatcher relembrando o passado difícil da infância e da adolescência. Tudo passa pela cabeça dela; desde o trabalho duro, o preconceito (uma mulher em meio a conjuntos sociais bastante machistas), a falta de dinheiro, até seus sonhos e aspirações.
O filme mostra os conflitos com os sindicatos e o impacto disso refletido em altas taxas de desemprego nos setores produtivos (também ocasionadas pelas greves que tomaram conta das indústrias) e mesmo as brigas internas no Partido Conservador, assim como todo o disfarçe político em que esteve envolvida ao longo de sua carreira, que a castigaram excessivamente.
No aspecto econômico, o governo de Thatcher foi duramente criticado, pelas privatizações que promulgou, pela política de livre mercado que defendeu vigorosamente, assim como sua participação na Guerra das Malvinas.
Margarete Thatcher foi uma mulher que marcou a história não só do seu país como de todo o mundo e com toda certeza é um exemplo para toda a sociedade de determinação força e coragem.