Gregor Johann Mendel
Quem foi?
Filho de Anton e Rosine Mendel, Gregor Johann Mendel, foi considerado o "pai" da genética, devido a experiências de cruzamento que efectuou com plantas e a métodos de análise que desenvolveu. Foi um monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco. Nasceu a 20 de Julho de 1822, em Heizendorf, uma pequena vila que na altura pertencia à Áustria e que actualmente é território da República Checa e foi baptizado a 22 de Julho, data que muitas vezes se confunde com a sua data de nascimento. Oriundo de uma família de agricultores pobres, conciliou os seus estudos com o trabalho no campo.
Em 1840, aos dezoito anos de idade, matriculou-se no Instituto Filosófico da Universidade de Olmutz, onde estudou Filosofia, Latim, Filosofia Grega, Matemática, Física, Religiões, História e História Natural. Desde cedo, demonstrou curiosidade por plantas, pelo que ficou encarregue de cuidar dos jardins do mosteiro da Ordem de Santo Agostinho, em Brno, ingressando nele aos 21 anos, em 1843, porque não tinha dinheiro para suportar o custo dos estudos. Associou os estudos teológicos à participação em cursos sobre agricultura, arboricultura e vinicultura. Acabou por, em 1847, se tornar sacerdote deste mosteiro, tendo chegado também a ser professor de Ciências Naturais na Escola Superior de Brno, durante a sua vida monástica.
Entre 1851 e 1853, abandonou o mosteiro por ordem do seu superior que o mandou para a Universidade de Viena, onde se dedicou à física, à matemática, à química e à biologia.
Gregor Mendel fez parte de várias sociedades: foi director do banco da Morávia, fundou a Associação Meteorológica Austríaca, foi presidente da Sociedade de Apicultura de Brno, foi membro da Real e da Imperial Sociedade para melhor agricultura da Silésia (região que pertencia à Áustria) e criou a Sociedade de Ciências Naturais. No total fez parte de oito associações científicas e vinte e seis não-científicas.
Nos últimos anos da sua vida, Mendel, que convivia