Resenha: Vidas Secas
No livro Vidas Secas de Graciliano Ramos conta a história de uma família de retirantes, que estão fugindo da seca do sertão nordestino. Fabiano o pai, Sinhá Vitória a mãe, os dois filhos do casal, filho mais novo e filho mais velhos assim chamados, a cachorra baleia que é tratada como gente e um papagaio que foi morto para matar a fome da família. Essa família por sua vez sempre sofreu, passando fome, tristeza e muita necessidade.
Podemos comparar essa família de retirantes com as famílias brasileiras de hoje que vivem no sertão nordestino e de forma miserável sofrendo com a seca, e muitas dessas famílias vão em busca de vida nova em outras regiões. Onde algumas conseguem trabalho e dar o necessário para a sobrevivência de sua família. Mas muitas não conseguem trabalho e assim vivem mendigando pelas ruas. Após terem caminhado muito, todos estavam muito famintos e cansados e t a m b é m estavam todos magros, com ossos saltados, rachaduras nos pés, e c o m v á r i o s ferimentos causados pela viagem cansativa e pela seca.
Resolveram parar em baixo de um juazeiro para descansar, baleia a cachorra avistou um preá que serviu para matar a fome de toda família. C h e g a m a u m a f a z e n d a a b a n d o n a d a e a l i f i c a m . F a b i a n o e s u a f a m í l i a s e apossaram da casa, pois não tinham onde ficar. Com o tempo a chuva chegou e também um a r de vida nova. A pareceu também o dono na fazenda que expulsa os r e t i r a n t e s d e l á , Fabiano sente uma grande tristeza e implora para o fazendeiro para trabalhar na fazenda, o fazendeiro aceita. Agora Fabiano é um vaqueiro.
Mesmo sendo um vaqueiro, tendo casa para morar, Fabiano não estava satisfeito com sua vida, pois aquela não era sua casa, não estava trabalhando em sua terra e assim como nada é seu, como só tem a posse e não a propriedade dos meios de produção, Fabiano não se sente pertencente ao lugar onde está. Tem a consciência de que