Resenha : Vidas Secas
Fabiano: Vaqueiro, homem humilde de poucas palavras, com dificuldades linguísticas, (não por opção). Vivia em busca de condições melhores, mas a seca, e as condições desumanas a qual ele foi criado o fizeram um homem rude, vivendo em meio ao isolamento, devido as suas atitudes selvagens, sendo assim se aproximando de animais.
Sinhá Vitoria: Mulher de Fabiano. Tem um pouco mais de conhecimento que o marido, inconformada com a sua realidade, portadora de um humilde sonho, possuir uma cama igual a do seu Tomás da Bolandeira. Conseguia se expressar com palavras, muito melhor do que o marido, apesar da forma rústica com que fazia seus afazeres, apesar de tudo, fiel e lutadora.
Filho Mais Novo: Filho de Fabiano e Sinhá Vitoria, não tem seu nome citado pelo autor. É uma criança muito miserável, assim como os pais, porém não tem noção da realidade na qual vive, apesar da forma selvagem e da comparação animalesca do pai, ele o vê como um herói e tenta o imitar.
Filho Mais Velho: Filho de Fabiano e Sinhá Vitoria, assim como o irmão mais novo, não tem seu nome citado pelo autor. Não tem noção da realidade na qual vivem, diferente do Filho Mais Novo, é muito curioso, e no decorrer da história procura desvendar o significado da palavra INFERNO.
Baleia: É a cadela da família. Apesar de ser considerada uma personagem secundária, Baleia faz as honras e o sentimento inverso de toda história. Humanizada em vários momentos, principalmente no momento de sua morte.
Seu Tomás da Bolandeira: É o personagem ‘’’exemplo’’ para dos os outros personagens. É um homem alfabetizado, e que podia votar, por isso todos o tinham como referência.
O Dono da Fazenda: É o dono da