resumo de atenção a saúde 2
Saúde: É o estado de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades (OMS). É a perfeita e contínua adaptação do organismo a seu ambiente (Spencer, adaptada por While, 1970). É mais do que um estado de bem-estar físico, mental e social. É uma constante, diversificada e permanente força de adaptação ao meio físico, social, econômico e cultural das comunidades (Prof. M. Ferreira).É um direito fundamental de todos os seres humanos sem distinção de raças, religiões, opiniões políticas e condições econômicas e sociais (OMS). É um direito de todos e um dever do Estado (Constituição). Saúde pública: é a ciência e a arte de promover, proteger e recuperar a saúde, através de medidas de alcance coletivo e de motivação da população (OMS).
A doença como processo: “O conjunto de fatores vinculados ao ambiente, ao agente etiológico e ao hospedeiro (suscetível), é dotado de uma organização interna que define as interações determinantes da produção da doença.”
Tríade ecológica de Leavell e Clark (Agente – Meio ambiente – Hospedeiro):O comportamento anormal de qualquer dos fatores pode causar transtornos nos outros fatores e a consequente ruptura do equilíbrio de todo o sistema. Agente etiológico: É o elemento da cadeia ou estrutura epidemiológica capaz de desenvolver a doença. Pode ser: biológico, mecânico, químico, físico, nutricional. Nas doenças infecciosas é um ser vivo, o agente infeccioso, com variado grau de complexidade biológica (vírus, bactéria, fungo). Características: infectividade, patogenicidade, virulência, dose infectante, poder invasivo, imunogenicidade, período de incubação, período de transmissibilidade. Hospedeiro (suscetível) - Tipos de Suscetível: indivíduo contaminado, indivíduo infectado, indivíduo infectante, paciente enfermo de doença infecciosa, portador, suspeito, resistência: inespecífica – resistência natural (pele), específica ou imunidade: ativa ou passiva,