Resenha tempos modernos
Tempos modernos, era considerado futurista, por conta da retratação de maquinas que ainda não existiam. Um exemplo é o computador em que o Dono da fabrica monitorava e controlava a produção de seus operários.
A pelicula mostra as linhas de montagem, onde cada funcionário fazia apenas uma parte do processo, no caso de Vagabundo era apertar um parafuso refletindo relatando a Teoria de Ford e Taylor. Por conta de sua atividade repetitiva Chaplim tem um colapso nervoso e acaba sendo internado em um sanatório. Ao receber alta, ele se depara com a falta de empregos e miséria, decorrente a crise de 1929.
Também é retratado no filme as correntes comunistas da epoca, bem como o inicio das greves trabalhistas. Confundido com um militante, seu personagem é preso. O filme é ousado, para a epoca, ao relatar a presença de drogas, na prisão Chaplim acaba temperando seu almoço com Cocaina. E no efeito da droga acaba impedindo uma fuga, recebendo em troca do ato heroico, uma série de privilégios.
Ao sair da cadeia, o Vagabundo conhece uma orfã, aonde se unem para conquistar uma vida mais digna, em todas suas tentativas de conseguir um trabalho falham, e novamente é preso.
Ao sair da cadeia, o personagem é recebido pela orfã, que já está bem vestida e com um trabalho de dançarina em um restaurante da cidade, onde o Vagabundo também irá trabalhar como garçom, mas como já era esperado ele falha na função, e como sua ultima chance de prosperar no emprego, ele necessita cantar.
Como Chaplim não decorou a canção, ele resolve copia-la nos punhos de sua camisa, porém quando irá se apresentar, os punhos são lançados