Resenha Surplus
PATOS DE MINAS
2014
SURPLUS: Aterrorizados pelo consumo
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação na disciplina Projeto Integrador I do curso de História do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM, sob orientação do professor Marcos Antônio Caixeta Rassi.
PATOS DE MINAS
2014
VIDA SOCIAL X CONSUMISMO
A crescente necessidade de consumir tem crescido muito nas últimas décadas. As pessoas estão com uma necessidade elevada de comprar cada vez mais,sem se preocupar com questão financeira ou mesmo pessoal. E, para se chegar a esse grande consumismo Thompsonretrata:
A reordenação do espaço e do tempo provocada pelo desenvolvimento da mídia faz parte de um conjunto mais amplo de processos que transformaram (e ainda estão transformando) o mundo moderno. Estes processos são comumente descritos hoje como “globalização” (THOMPSON, 2012, p.197).
Ainda, Thompson (2012) ressalta que “o processo de globalização é um aspecto distintivo do mundo moderno, e que tem se intensificado significativamente nas últimas décadas.”
Surplus: Aterrorizados pelo consumismo, é um documentário sueco produzido por Erik Gandini (2003), mostrando a verdadeira realidade do consumismo com o grande problema social e econômico, gerado pela economia capitalista, comparando países pobres e ricos, nesse processo de globalização.
Vidas opostas dão grande ênfase da comparação de classes, à Surplus. De um lado, suecos com personalidades milionárias levando uma vida mais tranquila e calma, afastando-se do consumismo e, do outro, cubanos se encantando com o mais novo e recente progresso em sua cidade, o BIG MAC e a mídia.
A chave para toda a conclusão do consumismo acelerado tem como base a mídia (todas as formas), controlando e manipulando fortemente a sociedade. Assim, as pessoas acreditam que o consumo é a própria